Projeto de Extensão LESCE - CCH/UENF - DR.

terça-feira, 30 de março de 2010

Fundado o Observatório de Controle do Setor Público (OSCP)


Na tarde deste domingo dia 28/03, aniversário de 175 anos da cidade de Campos dos Goytacazes, foi fundado o Observatório de Controle do Setor Público (OCSP) em Campos. No auditório da OAB 12ª Subseção-Campos, além dos representantes das instituições de ensino que lideraram a criação da entidade, estavam presentes representantes de diversas entidades, partidos políticos e movimentos sociais.
Fizeram a composição da mesa, o Prof da UENF-CCH Hamilton Garcia, os Reitores da UENF e do IFF, Almy Júnior e Cibele Daher e Rodrigo Lira da Ucam-Campos. No início do evento, o cientista político Lucas Zullo( representante do OSB para assinar a ata de fundação) leu a mensagem do Presidente OBS (Observatório Social do Brasil) Eduardo Araújo endereçada a sociedade campista.
Conduzindo a mesa o coordenador do projeto Dr Hamilton Garcia ressaltou que o observatório se soma a diversas outras iniciativas que a sociedade campista empreendeu ao longo do tempo no sentido de buscar exercer controle sobre as contas públicas, lembrando os papéis exercidos por instituições como o IFF (Instituto Federal Fluminense) e a UCAM (Universidade Candido Mendes). Posteriormente falou o magnífico Reitor da UENF Dr Almy Júnior Cordeiro , a Reitora do IFF Cibele Daher e professor Rodrigo Lira da UCAM.
Outros representantes de entidades e instituições foram convidados a falar durante a solenidade. O professor Roberto Moraes, por exemplo, lembrou do papel da internet na difusão das informações e o modo como antigos movimentos encontravam dificuldades em reunir e divulgar informações sobre as contas públicas. Moraes lembrou ainda que atividades como a de um observatório não devem ser olhadas como ameaça pelo gestor público. Pelo contrário, "a fiscalização da sociedade pode ajudar nas boas políticas, e não devem assustar os bons gestores, que devem ter interesse na divulgação das suas contas", argumentou. Representando o Fórum das Entidades de Campos, o ambientalista José Francisco afirmou nunca ter visto “a nata da indignação campista” reunida com tanta representatividade como nesta tarde, o que, segundo ele, era um sinal do sucesso do projeto.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa Hamilton, desejo sucesso a este projeto, e espero poder colaborar no que puder.
    um abraço.

    ResponderExcluir