No dia 21 de maio durante reunião extraordinária do Fórum da Cidade na Associação de Comércio e Industria de Campos (ACIC), realizou-se a divulgação do projeto de extensão da UENF. O trabalho iniciou-se na ACIC, considerando o fato de já existir um grupo que se reuni naquele local, mobilizado com a enchente e a queda da ponte em 2007. Grupo denominado de FÓRUM PERMANENTE DAS ENTIDADES CIVIS DE CAMPOS E REGIÃO – FPEC.
O objetivo do projeto é rearticular as organizações da sociedade civil campista em torno de uma entidade de controle dos poderes públicos locais, no estilo das já existentes no país como a Nossa SP, Rio Como Vamos, Observatório Social, Amarribo, etc.).
A novidade do projeto consiste em agregar as universidades a esse corpo técnico e político já reunido, dotando-lhe de estruturas de organização por competência (GTs) articuladas a uma comissão coordenadora representativa da variedade dos atores reunidos, tudo isso sob a égide de um estatuto democraticamente constituído.
Ao longo da exposição, ficou claro que novas formas de organização são necessárias para dar conta da complexidade dos assuntos que envolvem a cidade e que o complexo universitário aqui instalado tem um papel relevante a cumprir junto às entidades civis no sentido de, por meio da participação popular, produzir melhores governos para a cidade independente do partido no poder.
A reunião na ACIC contou com a presença de sindicatos, ONGs e associações, totalizando 20 diferentes instituições, e definiu como primeiro passo para o alcance desse objetivo a realização da 1ª Conferência Local de Controle Social, tendo como tema as experiências recentes de controle social no país. O evento, a se realizar no dia 24/6, às 18:30, no auditório do IFF (CEFET), já conta com o apoio do Instituto Federal Fluminense (IFF) e terá como convidados, técnicos e representantes dos movimentos sociais do Rio, SP, Maringá e Campos.
terça-feira, 9 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário